Exames



A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z


DETECÇÃO DE CITOMEGALOVIRUS


Coleta:

Realizado em: sangue total em EDTA, plasma PPT, líquor, urina, escarro, lavado broncoalveolar, líquido pericárido, secreção nasal, biópsia (intestino e pulmão) e aspirado de medula óssea. Enviar em frasco estéril.

Interpretação:

A infecção pelo citomegalovírus (CMV) é uma das infecções oportunistas mais comuns após transplante de órgãos e nos estágios finais da infecção pelo HIV. Pacientes imunocomprometidos, com AIDS, câncer (sob quimioterapia) e receptores de órgãos, podem apresentar sintomatologia severa, incluindo febre, leucopenia, pneumonia, hepatite, retinite e encefalite. A morte pode ocorrer como decorrência de complicações, incluindo co-infecção com bactérias e fungos. Em pacientes com AIDS, o CMV é também causa importante de retinite e infecções gastrointestinais incluindo esofagite, gastrite e colite ulcerativa. O CMV pode ser detectado em 0,2 a 2,5% dos recém-nascidos em decorrência de infecção congênita. Menos de 5% destes casos desenvolvem sintomas, que consistem de retardo no desenvolvimento intra-uterino, icterícia, hepatoesplenomegalia, petéquias, anormalidades no sistema nervoso central, entre outros. A sintomatologia pode evoluir a óbito nos primeiros meses, sendo mais comum, a sobrevivência com danos neurológicos. A infecção posterior ao nascimento é efetivada pelo contato próximo com indivíduos portadores do vírus, uma vez que o CMV tem sido reportado em vários fluidos corporais (saliva, urina, leite, lágrimas, fezes, secreção cervical e vaginal, sangue e sêmen). Também é importante a transmissão por transfusão sanguínea e transplante de órgãos. A técnica de PCR apresenta elevada sensibilidade e especificidade, sendo indicada nos casos de alterações neurológicas, diagnóstico pré-natal, infecção do recém-nascido, após transplante e em indivíduos portadores do HIV sendo importante também para diagnóstico precoce dos casos de reativação assintomática do vírus, já que este pode ser detectado mesmo na ausência de sintomas clínicos.

Ver todos os Exames


Chamar no Whats
(48) 99990-4783

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização. Ok Política de Privacidade


(48) 3524-4299

(48) 99990-4783



Rua Doutor Virgulino de Queiróz, 555 - Centro - Araranguá - SC


Política de Privacidade

Copyright 2017 - Todos os diretos reservados - Laboratório Regional